terça-feira, 16 de setembro de 2014

Alimentos que aumentam a imunidade



   O bom funcionamento do sistema imunológico pode ser prejudicado por uma serie de fatores. Poluição, estresse e deficiência de nutrientes são alguns deles. Quando a imunidade esta baixa aumenta a incidência de doenças, que vão desde simples resfriados a infecções respiratórias graves e herpes. 
Manter uma dieta adequada ajuda a minimizar estes tipos de problemas. Conheça uma seleção de alimentos capazes de fortalecer a defesa do organismo:


Alho: fonte de alicina possui ação antioxidante. Promove o aumento da proliferação dos linfócitos T, que destrói organismos estranhos e células infectadas, alem de aumentar a ativação das células natural killer, importantes na ação contra infecções e tumores.


Acerola: rica em vitamina C protege o organismo de gripes e resfriados por atuar diretamente na reconstituição dos leucócitos. Aumenta a resistência a infecções e possui ação antioxidante, importante no combate aos radicais livres.


Chá Verde e Branco: ricos em catequinas e epicatequinas fortalecem o sistema imunológico.

Cogumelo Shitake: possui lentinan que aumenta a produção e a atividades dos glóbulos brancos (importantes células de defesa).

Geléia Real: estimula a imunidade e combate as infecções causadas por vírus e bactérias.

Gengibre: rico em vitamina C e B6, que ajudam na defesa do organismo, é imunoestimulante. Reduz inflamações e dores.

Oleaginosas: fontes de vitamina E, estimula a produção de linfócitos B, que são responsáveis pelo aumento dos anticorpos destroem as bactérias.

Óleo de coco: equilibram a flora intestinal evitando o crescimento de micro-organismos patogênicos, que causam doenças e fortalecem o sistema imunológico.

Pro bióticos: equilibram a flora intestinal evitando o crescimento de micro-organismos patogênicos, que causam doenças e fortalecem o sistema imunológico.

Própolis: possui ação anestésica, antiinflamatório, cicatrizante e antibiótica, por isso auxilia na prevenção e tratamento de doenças respiratórias. 

  Portanto na hora de escolher o cardápio da família dê preferência aos alimentos que aumentam a imunidade, assim você estará não só  fazendo a alegria deles co pratos deliciosos, como estará ajudando a proteger sua família.

Fonte: Nova Mesa

Cuidados com a alimentação das crianças, no clima de Mato Grosso



Em fase de crescimento e devido á diversas atividades físicas desenvolvidas pelos pequeninos, é normal se elas sentirem fome, e é provável que, sem pedir ou avisar os pais, vão se dirigir até a fruteira e comer o que estiver por lá. E é aí que está o perigo, principalmente por causa do clim de Mato Grosso, em especial na Baixada Cuiabana, onde oscilam altas temperaturas com bruscas quedas.

Cascas de frutas e legumes podem conter bactérias causadoras de diversas doenças. De acordo com Rodrigo Felisoni, diretor da empresa que fabrica o desinfetante bactericida Hidrosteril, “Se a criança apresentar sintomas como vômito, diarreia, formação de gases, enjoo e dor de cabeça, ela pode ter adquirido uma gastroenterite por meio das bactérias presentes nas frutas”, explica.

Felisoni enfatiza que para evitar a infecção alimentar as mães e babás precisam desinfetar as frutas. “Basta imergi-las em um recipiente com 1 litro de água e 20 gotas de Hidrosteril. Após 15 minutos o alimento fica livre de bactérias, sem a necessidade de enxágue”.

Outra precaução é monitorar os filhos e explicar a importância de lavar as mãos antes de consumir qualquer tipo de alimento. “Se a criança pegar a fruta com a mão suja, de nada vai adiantar a desinfecção, pois as bactérias andam. Desinfetantes bactericidas são facilmente encontrados em farmácias e seções de hortifruti de supermercados. O que vale é certificar-se de que o produto possui certificação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: OlharDireto

Fotografar a comida ajuda a emagrecer!


Segundo estudo, quem registra suas refeições afina duas vezes mais do que quem faz só dieta


Anotar tudo o que você come durante o dia é muito recomendado por especialistas para auxiliar no processo de emagrecimento. Mas você já pensou em fotografar a sua comida para turbinar a dieta? Segundo estudo divulgado nos EUA, pessoas que registram todas as suas refeições em imagens afinam duas vezes mais do que quem faz só regime!
Para garantir a eficácia do método, é preciso registrar absolutamente tudo aquilo que comer, mesmo se você der alguma derrapada... fotografar o alimento “proibido” vai ajudar a perceber quais são as comidinhas que você não consegue resistir e em que momento do dia você está mais propensa a cometer deslizes
Também é interessante criar uma rotina para observar cuidadosamente e avaliar os seus resultados. Se você estiver realmente comprometida com a reeducação alimentar, esta dica vai turbinar a sua dieta e ajudar a conquistar o corpo que sempre quis!

FONTE: R7 ENTRETENIMENTO

Festival "Fartura" vem aí


Levando a sério a vocação gastronômica de Belo Horizonte e aproveitando a crescente valorização da comida de rua, a organização do festival Cultura e Gastronomia Tiradentes vai trazer um pedaço do evento para Belo Horizonte. Trata-se da esperada primeira edição do Fartura, que acontece nos próximos dias 27 e 28 de setembro, na praça José Mendes Júnior (espaço entre a a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e o Palácio da Liberdade), no Funcionários, Centro-Sul da capital.


Prevista inicialmente para o primeiro semestre deste ano e adiada por causa da Copa do Mundo, a feira vai reunir, em 80 espaços, 70 chefs e produtores de todo o país. É uma iniciativa que nasceu da Expedição Fartura, viagem gastronômica liderada pelo jonalista Rusty Marcellini, que roda o Brasil investigando a cadeia produtiva da gastronomia nos Estados.
O evento será apresentado em detalhes nesta quarta-feira (17), mas o Gastrô conseguiu adiantar a lista de chefs que irão participar do evento. Para esta primeira edição, o Fartura escalou um line-up principal de chefs jovens, que trazem no currículo um olhar voltado para os ingredientes brasileiros.
Segundo o organizador do evento, Rodrigo Ferraz, já estão confirmados:
  • Alberto Landgraf (Epice, São Paulo-SP)
  • Joca Pontes (Ponte Nova e Villa Cozinha, Recife - PE)
  • Thomas Troisgros (Olympe e TT Reserva, Rio de Janeiro-RJ)
  • Wanderson Medeiros (Picuí, Maceió-AL, e Picuí Gourmet, Aracaju-SE)
Na turma de mineiros, estão escalados:
  • Flávio Trombino (Xapuri, BH)
  • Leonardo Paixão (Glouton, BH)
  • Paula Cardoso (Albanos e Haus, BH)
  • Rodolfo Mayer (Angatu, Tiradentes)
* Os ingressos serão trocados por dois quilos de alimentos não perecíveis nas lojas do supermercado Verdemar, a partir do dia 18. Serão distribuídos quatro convites por CPF

Saboroso e Saudável

Por Priscila Guimarães

Imagine que neste momento você esteja tentando perder uns quilinhos e vem aquela vontade de tomar um  super Milk Shake de Ovomaltine do Mcdonalds, com cobertura de chocolate e aproximadamente 500kcal.  O que fazer? Sair da Dieta ou passar vontade?

Já não bastava conter os nutrientes essenciais para o nosso organismo, ajudar no controle de peso saudável o shake ainda é super saboroso, com nove sabores diferentes vem ganhando cada vez mais adeptos devido a forma eficaz que permite as pessoas perder, manter ou ganhar massa magra sem passar fome e saboreando algo gostoso.

Completo e com baixa calorias os shakes são saborosos e
totalmente contrario aos Milk Shakes pois o shake na qual me refiro,  são utilizados pela maioria das pessoas, para substituir parcialmente as refeições, com aproximadamente 200kcal o shake feito com leite semidesnatado  apresenta a proporção de nutrientes adequados para substituir até duas refeições com menos calorias do que uma refeição tradicional que possui em média 600kcal. Desta forma a pessoa perde peso facilmente, sem passar fome e de forma saudável pois podemos encontrar em um copo de 400ml de shake 18 g de proteína de alto valor biológico, 23 vitaminas e minerais e 3 g de mix de fibras solúveis e insolúveis, estes proporcionam a saciedade de uma refeição convencional.

Dá resultado?

A estudante de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso UFMT, Aryani Bueno de 25 anos,  conta que passou dos 65kg para 55kg em 60 dias e neste período começou a vestir 38 em vez de 42. " Eu tinha intestino preso, e estava 10kg acima do meu peso, na primeira semana já normalizei o problema intestinal e substituindo duas das três principais refeições pelo shake,  sem fazer atividade física eliminei 10kg e mais de 20cm de barriga no final de 60 dias."

Aryani conta ainda que o shake foi seu aliado primordial na hora que batia aquela vontade de comer algo doce. " Eu batia o shake com bastante gelo e leite em pó e ele ficava bem cremoso, passava em volta uma cobertura de chocolate feito com o próprio shake e tomava, aquele era para mim melhor do que o Milk Shake do Shopping"
Esse tipo de alimento vem se tornando, cada vez mais, consumido e recomendado por especialistas no mundo todo e adotado por alguns famosos que querem controlar o peso.

  
É seguro?
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e o Ministério da Saúde considera alguns  shakes como este que Aryani tomou,como  alimento, devido sua composição ser de substancias extraídas de alimentos naturais como frutas e legumes, sendo assim podem ser consumido por qualquer tipo de pessoa e idade.

Culinária Mexicana é considerada umas das mais ricas do mundo

Com uma diversidade de sabores e texturas, a comida mexicana é, sem sombra de dúvida, umas das mais ricas do mundo, em termos de proteínas, vitaminas e minerais. São diferentes pratos típicos, doces e bebidas tradicionais para cada estado, região e povo, do México. A base desta saborosa cozinha está em três produtos: milho, feijão e chili, um tempero a base de pimenta, cominho, orégano e alho.

A comida mexicana é baseada nas tradições nativo-americanas, incluindo astecas e maias, combinadas com a culinária introduzida pelos colonizadores da Espanha. Esta culinária varia conforme a região, o norte é conhecido pela sua produção de carne de vaca e pratos de carne, enquanto que o sueste é conhecido pelos seus pratos condimentados baseados em vegetais e carne de galinha. Uma curiosidade é que a culinária mexicana em um dado momento misturou-se com a culinária do sudoeste dos Estados Unidos, o que formou a culinária tex-mex.
No México a diversidade de pratos é muito grande. Entre as opções do país estão: burritos, carnitas, nachos, guacamole, pico de gallo, quesadilla, salsa, tacos, tortillas, entre outros. Já a tradicional bebida do país é a tequila. Uma bebida que nasceu e é produzida exclusivamente na região de Tequila, no estado de Jalisco, e é servida para brindar a felicidade e a saúde.

Gastronomia cuiabana surgiu do isolamento na guerra do Paraguai

Fonte: G1
Sem condições de adquirir alimentos e produtos de fora, os cuiabanos tiveram que consumir somente o que cultivavam durante a Guerra do Paraguai, entre os anos 1864 e 1870. Desse isolamento surgiram alguns pratos típicos da região, como a carne com arroz, denominada 'Maria Izabel', e a carne com banana verde. 
Durante a guerra do Brasil, Uruguai e Argentina contra o Paraguai, foram suspensas as navegações pelos rios Paraguai, Cuiabá e Paraná. Com isso, a economia ficou parada. 
O arroz era produzido às margens do Rio Cuiabá e se criava gado. Então, surgiu a Maria Izabel. Tem toda uma história e identidade de cada prato. A Maria Izabel, por ser simples, saborosa, agregou valores e não é interessante só na hora do quebra-torto (café da manhã dos cuiabanos).
Assim como a Maria Izabel, os cuiabanos uniram dois produtos que tinham com fartura e criaram outro prato típico, que é a carne bovina com banana verde, também muito produzida na região. 
Com o passar dos tempos e a chegada de imigrantes italianos, esses pratos começaram a ser modificados. Os italianos pegaram esses pratos e fizeram algumas mudanças, como o risoto de carne seca com abóbora e banana, os pratos regionais ficarem conhecidos em outros estados.
 Entre as sobremesas típicas da época estão o furrundú que é um doce de mamão ralado, e o doce de abóbora com rapadura, mais conhecido como boipá. "Era grande o cultivo da abóbora, da mandioca e da banana. Diante disso surgiram os pratos dessas frutas e legumes". dentre os pratos, os guisados de carne seca com abóbora, mandioca, maxixe e quiabo. Na época, como não tinha nenhuma outra forma de refrigeração, a carne era exposta ao sol até ficar seca e guardada para que durasse mais tempo.
Na guerra, Mato Grosso foi invadido pelos paraguaios em 1864 e o Brasil unido com os outros dois países unidos enfrentou o Paraguai no ano seguinte.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Os 50 Melhores Restaurantes da América Latina


O ranking dos 50 melhores restaurantes da América do Sul foi divulgado nesta quarta-feira, 3. Nove restaurantes brasileiros estão na lista!

O restaurante Central, de Virgilio Martínez e Pía León, em Lima, no Peru, foi eleito o melhor restaurante da América Latina na versão regional do ranking 50 Best, organizado pela revista Restaurant. Ele estava em quarto lugar no ano passado.

Em segundo lugar, o também peruano Astrid y Gastón, que foi o primeiro colocado na lista de 2013. O D.O.M., de Alex Atala, caiu uma posição em relação à premiação do ano passado e ficou com a terceira colocação, completando o pódio.

Confira a lista completa:

1. Central / Lima, Peru
2. Astrid y Gaston / Lima, Peru
3. D.O.M. / São Paulo, Brasil
4. Maní / São Paulo, Brasil
5. Boragó / Santiago Chile
6. Pujol / Cidade do México, México
7. Maido/ Lima, Peru
8. Biko / Cidade do México, México
9. Tegui / Buenos Aires, Argentina
10. Quintonil/ Cidade do México, México
11. Malabar / Lima, Peru
12. Mocotó / São Paulo, Brasil
13. Roberta Sudbrack / Rio de Janeiro, Brasil
14. Aramburu / Buenos Aires, Argentina
15. La Mar / Lima, Peru
16. Tarquino / Buenos Aires, Argentina
17. Parador La Huella / Jose Ignacio, Uruguai
18. El Baqueano / Buenos Aires, Argentina
19. Pangea / Monterrey, México
20. Fiesta / Lima, Peru
21. Chila / Buenos Aires, Argentina
22. La Cabrera / Buenos Aires, Argentina
23. Tomo 1 / Buenos Aires, Argentina
24. Sud 777 / México, DF
25. Manzanilla / Ensenada, Mexico
26. MeroToro / Cidade do México – México
27. Rafael / Lima – Peru
28. Alto / Caracas – Venezuela
29. Oviedo / Buenos Aires – Argentina
30. Osaka / Santiago – Chile
31. La Picanteria / Lima – Peru
32. Gustu / La Paz – Bolívia
33. Rosetta / Cidade do México – México
34. Remanso do Bosque / Belém – Brasil
35. Olympe / Rio de Janeiro – Brasil
36. Epice / São Paulo – Brasil
37. Ambrosia / Santiago – Chile
38. Attimo / São Paulo – Brasil
39. Criterión / Bogotá – Colômbia
40. Francis Mallmann 1884 / Mendoza – Argentina
41. Amaranta / Toluca – México
42. Corazón de Tierra / Valle de Guadalupe – México
43. Harry Sasson / Bogotá- Colômbia
44. Fasano / São Paulo – Brasil
45. La Bourgogne/ Punta Del Este – Uruguai
46. El Cielo / Bogotá – Colômbia
47. Sucre / Buenos Aires – Argentina
48. Elena / Buenos Aires – Argentina
49. Leo Cocina y Cava / Bogota – Argentina
50. Pura Tierra / Buenos Aires – Argentina

Dieta do brasileiro é carente de vitamina - e abusa do sódio

Já o consumo energético médio do brasileiro varia de 1.490 kcal a 2.289 kcal

Exagero no sal: cerca de 69% das mulheres e 88% dos homens brasileiros consomem quantidades diárias de sódio acima das recomendadas (Thinkstock/VEJA)

Por Thalita Rocha

Rica em calorias e pobre em nutrientes, a dieta dos brasileiros resulta num consumo inadequado de vitaminas, cálcio e sódio, de acordo com levantamento do IBGE divulgado nesta quinta-feira. Entre os homens, por exemplo, 88,7% ingerem uma quantidade de sódio acima de 2.300 miligramas diariamente. Entre as mulheres, o total chega a 69,7%. Na população masculina com idades entre 19 e 59 anos, o consumo de sódio chega a ultrapassar os 5.200 miligramas.  
O brasileiro é, também, carente da ingestão das vitaminas D - 99,6% dos homens e 99,2% dos mulheres têm um consumo inadequado da substância  - e E (99% dos homens e 100% dos mulheres não ingerem a quantidade ideal desta vitamina). O consumo diário de cálcio é insuficiente entre 83,8% dos homens, 90,7% das mulheres até 59 anos e 96,7% das mulheres de 51 a 59 anos.
Faixa etária - Em pessoas com 60 anos ou mais, a baixa ingestão de vitamina E chega a 100% para ambos os sexos. Já a da vitamina D chegou a 99,6% dos homens e 99,4% das mulheres. O consumo irregular de cálcio chegou a 85,9% para os homens até 70 anos, a 94,3% dos homens a partir dessa idade e a 95,8% para mulheres. Já a ingestão diária de sódio acima do limite chegou a 80,4% dos homens e 62,2% das mulheres desse grupo etário.
Na faixa dos 10 aos 13 anos de idade, 96,4% dos meninos e 97,2% das meninas registraram ingestão de cálcio abaixo do valor mínimo diário recomendável; o mesmo ocorreu com a vitamina D para 99,4% dos meninos e 99,0% das meninas; e, com a vitamina E, para 99,2% e 99,8%, respectivamente. Já a ingestão de sódio acima do limite diário máximo tolerável desse grupo (2.200 miligramas) foi registrada para 81,5% dos meninos e 77,7% das meninas.
Entre adolescentes de 14 a 18 anos, o consumo diário inadequado de cálcio foi registrado para 95,1% dos rapazes e 97,3% das moças; para a vitamina D, para 99,4% e 98,8%, respectivamente; e, para a vitamina E para 99,9% e 100%, respectivamente. O consumo diário excessivo de sódio para este grupo etário (acima de 2.300 miligramas) foi visto em 88,9% para os meninos e 72,9% para as meninas.