terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dia nacional do sorvete é comemorado com inovações


Neste dia 23 de setembro comemoramos o início da primavera no Brasil, uma época em que o calor é mais intenso, o tempo é mais seco, e podemos até considerar a época do ano mais quente. Neste dia 23 também celebramos o dia nacional do sorvete segundo a ABIS- Associação Brasileira das Indústrias de Sorvetes.
Segundo a ABIS devido ás altas temperaturas neste período, a demanda costumeiramente é maior, chegando á um consumo de 70% do total de mais de 950 milhões de litros que estas empresas nacionais do seguimento produzem anualmente.
Com esta crescente demanda, o mercado de sorvetes no Brasil fatura cerca de 2 bilhões de reais por ano. Não é á toa que o Brasil ocupa a 12° colocação no ranking mundial, com uma media de consumo por pessoa de 5,77 litros. E tudo indica que este setor só tende a crescer, principalmente porque ela está saindo dos tradicionais sabores básicos como morango, chocolate, etc e se sofisticando cada vez mais.
Aqui em Cuiabá devida à elevada temperatura constante praticamente o ano inteiro, o número de sorveterias vem aumentando significativamente, principalmente devido a demanda que é bem alta. Afinal quem neste calor não tem a vontade de se refrescar com um delicioso sorvete? Os tão comentados picolés recheados são a bola da vez!
Dentre as novidades que temos hoje no mercado, as paletas mexicanas vêm inovando e chamando a atenção dos consumidores. São picolés tradicionais no México que recentemente caiu no gosto dos brasileiros, e vem se tornando uma “febre” em todo o país, com abertura de diversas lojas especializadas do ramo em praticamente todas as cidades do Brasil.
Estas verdadeiras tentações, são picolés feitos no formato maior que o tamanho habitual, normalmente com cerca de 120 gramas, com diversos tipos de recheios, como brigadeiro, leite condensado, chocolate cold(aquele que não fica duro quando colocado no sorvete), iogurte com frutas vermelhas, doce de leite entre outros.
Na capital temos duas lojas especializadas no novo picolé. Mi Paleteria,localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, e aCremutty Boutique do Picolé, na Av das Palmeiras, 32 Jd. Imperial.
Quem pretende desfrutar dessa novidade deve saber que pagará um pouco mais caro (em relação aos tradicionais), por esta experiência gastronômica.  O investimento varia de R$:5 a R$ 8 reais cada; dependendo do sabor.

Por Thalita Rocha


Nenhum comentário:

Postar um comentário