terça-feira, 16 de setembro de 2014

Gastronomia cuiabana surgiu do isolamento na guerra do Paraguai

Fonte: G1
Sem condições de adquirir alimentos e produtos de fora, os cuiabanos tiveram que consumir somente o que cultivavam durante a Guerra do Paraguai, entre os anos 1864 e 1870. Desse isolamento surgiram alguns pratos típicos da região, como a carne com arroz, denominada 'Maria Izabel', e a carne com banana verde. 
Durante a guerra do Brasil, Uruguai e Argentina contra o Paraguai, foram suspensas as navegações pelos rios Paraguai, Cuiabá e Paraná. Com isso, a economia ficou parada. 
O arroz era produzido às margens do Rio Cuiabá e se criava gado. Então, surgiu a Maria Izabel. Tem toda uma história e identidade de cada prato. A Maria Izabel, por ser simples, saborosa, agregou valores e não é interessante só na hora do quebra-torto (café da manhã dos cuiabanos).
Assim como a Maria Izabel, os cuiabanos uniram dois produtos que tinham com fartura e criaram outro prato típico, que é a carne bovina com banana verde, também muito produzida na região. 
Com o passar dos tempos e a chegada de imigrantes italianos, esses pratos começaram a ser modificados. Os italianos pegaram esses pratos e fizeram algumas mudanças, como o risoto de carne seca com abóbora e banana, os pratos regionais ficarem conhecidos em outros estados.
 Entre as sobremesas típicas da época estão o furrundú que é um doce de mamão ralado, e o doce de abóbora com rapadura, mais conhecido como boipá. "Era grande o cultivo da abóbora, da mandioca e da banana. Diante disso surgiram os pratos dessas frutas e legumes". dentre os pratos, os guisados de carne seca com abóbora, mandioca, maxixe e quiabo. Na época, como não tinha nenhuma outra forma de refrigeração, a carne era exposta ao sol até ficar seca e guardada para que durasse mais tempo.
Na guerra, Mato Grosso foi invadido pelos paraguaios em 1864 e o Brasil unido com os outros dois países unidos enfrentou o Paraguai no ano seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário